quarta-feira, abril 22, 2009


RAPÉ: "UMA BREVE HISTÓRIA"
.
Rapé é uma palavra de origem francesa que significa: ralar, raspar (râper). Até o início do século XX, no Brasil, ainda era comum tal hábito. Atualmente ainda vemos muitas pessoas fazendo uso do rapé, inclusive algumas comunidades no Orkut (site de relacionamentos) testemunham tal informação, mas sua utilização já é bem menos usual que antes.

Eu mesmo, que possuo heranças portuguesas em minha árvore genealógica, ainda possuo uma caixa de rapé que fora confeccionada em prata e utilizada por meu bisavô.
.
Vendidos em tabacaria ou confeccionados por algumas pessoas de forma artesanal, eram elaborados exclusivamente com folha de tabaco já raladas, ou ainda, pedaços da folha do fumo enroladas e prensadas para que o possuidor pudesse ralar na hora em que fosse utilizá-lo, pois assim mantinha-se potencializado seu aroma característico.
.
A maior finalidade da utiização do rapé, principalmente pelos portugueses, era a produção sucessiva de espirros, pois o fato de provocar as mucosas nasais para produção dos mesmos, era a de gerar uma grande sensação de prazer, além de ser considerado um ato de grande fineza e elegância, na época. Muitos já andavam com sua caixinha de rapé e lenço no bolso.
.
A inalação de produtos vegetais já era utilizada pelos índios, principalmente os sul-americanos (Yopo, Paricá, etc), para produzir cura, equilíbrio e expansão de consciência, bem como, até os dias de hoje, várias tribos ainda mantém esta tradição (Kaxinawá, Tupari, Arara, Yanomani, etc.), de maneira mais ritualística, como "expansores de consciência", psicoativos ou enteógenos (Deus-dentro) com o intuito de se comuncarem com os Espíritos-Ancestrais, Encantados (relacionados aos vegetais, animais ou elementais propriamente dito), Auxiliares de Cura ou Aliados-Guia, enfim, todas as formas e elementos de comunicação interna e externa com o "mundo dos sonhos, dos espíritos ou encantados" afim de obterem a cura ou solução para o problema do familiar, parente, tribo, enfermo ou cliente.
.
Também já foi encontrado pimenta-do-reino nas narinas e abdome de Ramsés II, no Egito, bem como, em sua mumificação junto com outros bálsamos e gomas tais como mirra, olíbano e canela, segundo Manniche em seu livro "Egyptain Herbal".

Como podemos observar a utilização dos compostos vegetais, entre eles o rapé, já é algo muito antigo e cada tradição e cultura fazem uso de substâncias naturais diferenciadas e com objetivos distintos. A folha de tabaco sempre foi utilizada pelos índios-Xamãs-Pajés para cura, auto-conhecimento e conexão espiritual, pois os mesmos sabiam utilizá-la em sua forma natural para alcançar tais objetivos conscientemente.
.
A Gavião-Real por todas as razões já expostas acima encontrou uma maneira de resgatar tais conhecimentos tradicionais a cerca da utilização dos vegetais/ervas com o intuito de elevar a saúde, equilíbrio e bem-estar, conjugando Ciência Tradicional vigente (Fitoterapia, Aromaterapia, Fitoquímica, Farmacologia, Etnobotânica, etc.) e Tradição Ancestral Indígena (Ciência Natural), para o bem coletivo.
.
POT-POURRI FITOAROMÁTICO



Pot-pourri é uma palavra também de origem francesa que objetivamente significa "mistura", ou seja, o Rapé 7 Ervas (Txamihakabu Dxãdxê Meãdxú)* na verdade é uma mistura de vários compostos vegetais (ervas, raízes, sementes, entrecascas, etc.) em diferentes proporções que tem por finalidade primeira, auxiliar o restabelecimento da saúde olfativa e das vias aéreas, de maneira que se possa aliviar ou restabelecer a saúde, harmonia e bem-estar respiratório e olfativo gerados por problemas e desequilíbrios desta tão importante função orgânica que tanto compromete a saúde física, mental e emocional. Por experiência própria, há mais de dez anos, eu era possuidor de uma rinite alérgica e sinusite crônicas e após despertar a "atenção intuitiva" para essa necessidade não só minha, mas de muitos, até mesmo milhares de pessoas, passei então a estudar mais profundamente os produtos naturais de origem vegetal que pudessem servir como um grande auxiliar de cura para tais problemas. Não só eu, amigos e familiares temos tido resultados surpreendentes, mas várias pessoas que dele fazem uso estão tendo melhoras significativas.
.
Como já abordado acima, essa valiosa “mistura” ou Pout-pourri herbário conta com a presença de ervas com princípios Fitoterápicos. A Fitoterapia (Fito=planta e terapia=tratamento) vem a ser um ramo da Ciência ou Medicina Alternativa que estuda os princípios ativos dos vegetais, oriundos dos conhecimentos de antigas tradições, principalmente as indígenas-xamânicas, e que hoje contamos com os estudos Etnobotânicos, Farmacológicos e (Fito)Químicos amparados por lei e cujo órgão regulador ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) detém o controle de qualidade sobre os mesmos, ainda que possua uma fiscalização insuficiente. A busca de tais conhecimentos, sobretudo, sua utilização é tão antiga quanto o homem, pois, desde os hominídeos já surgia tal prática, bem como, em todas as civilizações no mundo, principalmente entre os aborígenes, nativos ou autóctones, pessoas que tinham sua cultura, religião e subsistência voltadas para terra-Mãe. Aqui em solo brasileiro, contamos com tamanho conhecimento e herança ancestral indígena, associados posteriormente a outros conhecimentos agregados proveniente primeiramente da miscigenação cultural e racial em nosso território pelos brancos-europeus e os negros-africanos. Hoje, os estudos fitoterápicos é um fato mundial e cada vez mais as pessoas vêm se voltando, se "reconectando" ou retomando o olhar, bem como, sua relação interna e externa com a natureza como forma de reencontrar saúde, equilíbrio, cura, beleza, paz, bem-estar, etc.
.
As ervas de fato nos ajudam em muitos males, sejam eles de ordem física, mental, emocional e até espiritual. Os aromas também são imprescindíveis. É através da Aromaterapia que venho complementando esses conhecimentos e adicionando-os ao Rapé, pois a mesma, é um seguimento que nasce da Fitoterapia e que muito vem se desenvolvendo e se aprimorando. Os egípcios eram extremamente conhecedores desta arte, pois os óleos essenciais (OE ou OEP) são extratos líquidos potencializados de uma erva ou substância, pois o mesmo contém o princípio ativo concentrado de um vegetal ou parte dele.
.
RAPÉ 7 ERVAS: “UM POTENTE AJUDANTE OU AUXILIAR DE CURA”
.
O conceito de ervas no Xamanismo é que, as mesmas, são nossas “ajudantes ou auxiliares de cura”, bem como, os animais, nossos “aliados-guia”, pois as mesmas possuem sua força, energia, medicina e potencialidade de cura, nos servindo de alimento para o corpo e espírito. Para os nativos, cada ser vivo contém seu espírito-alma, sua contraparte etérea, espiritual e cada espírito contém sua medicina, sabedoria, força e Poder Divino.
No início da criação “a Natureza falava de Deus”, pois Ela ensinava aos homens sua história, origem e a aprendermos a viver em equilíbrio e harmonia (e até hoje “falam”). Seu surgimento no planeta se estabeleceu bem primeiro que as primeiras espécies humanas. Quando a raça humana assim surgiu em nosso Planeta, a Natureza humildemente já estava posta a lhe servir em seu banquete e riquezas naturais, fazendo uma alusão a nossa própria mãe carnal que nos antecede servindo-nos como veículo gerador e alimentador de nossa vida e sobrevivência na Terra, porém, deveríamos conscientemente honrá-la, amá-la e preservá-la.
Ela, a Mãe-Natureza, nos fala de conhecimentos antigos, nos reconecta à nossa essência mais profunda, que é "Estar em Deus", pois tudo é emanação do Grande Criador, portanto, “são todos nossos parentes e irmãos”, mas nem por isso estão distantes assim de nós, ao contrário, por serem "instinto natural", estão na sua forma mais pura dentro do nível em que se encontram e por isso mais próximo de sua natureza, sua Fonte Divina. São grandes auxiliares da humanidade, para que possamos caminhar em beleza, paz, equilíbrio e saúde na Terra.
Reiterando este princípio, a Gavião-Real entende que o Rapé 7 Ervas é potencialmente um grande auxiliar em certos casos de debilidade psicofísica e psicossomática (somatização de problemas emocionais).

Prevalecendo sempre pelo bom senso e rigor às leis, aos sistemas ortodoxos de cura, não recomendamos sua utilização em substituição ao método tradicional de nossa Medicina, portanto, sua utilização contra-indicamos a menores de 18 anos, gestantes, lactantes (mulheres em fase de amamentação), portadores de debilidades cardiovasculares, pressão alta, pessoas que possuam quadros de epilepsia ou algum distúrbio neuro-psíquico. Ainda que seja um produto de origem natural, sabemos que podem existir reações adversas em pessoas possuidoras de maior sensibilidade que a comum.

A Gavião-Real trabalha de forma muito criteriosa na manipulação deste grande composto vegetal com dosagens diferenciadas para cada componente nele presente. O refino das ervas se dá em alto valor, tornando-se um pó vegetal extremamente refinado, sem cascalhos maiores que possam causar incômodo ou desconforto nasal, com uma capacidade de atingir profundamente o objetivo visado.
Os óleos essenciais são praticamente extraídos das ervas diretamente para o seu organismo, através de laboratórios químico-farmacêuticos especializados em manipulação de produtos vegetais. Portanto, nossos óleos não são os mesmos encontrados em casas de produtos naturais nem tampouco em lojas comerciais que vendem as tão conhecidas essências ou aromas para diversas finalidades tais como confecção de perfumes e sais de banho, por exemplo, pois essas mesmas essências já estão manipuladas, diluídas e automaticamente fixadas em outras substâncias-base, normalmente de origem mineral. O que temos nesse caso, é mais o aroma, perfume/fragância e não o produto original em sua forma pura que devem vir sobre o selo OE ou OEP, Óleo Essencial ou Óleo Essencial Puro (ambos têm a mesma conotação) e que são utilizados pelos aromaterapeutas profissionais e pela Gavião-Real, com a finalidade de obterem seus princípios terapêuticos e fitoquímicos no auxílio à saúde e bem-estar humanos, não obstante, esta composição também contém, dentre outros, um óleo natural que é a seiva, "o choro encantado da árvore", uma resina muito sagrada para os índios do Brasil e EUA, muito utilizada para esta finalidade curativa.

A Gavião-Real se reserva ao direito de não expor aqui todos os componentes vegetais e percentuais utilizados em sua fórmula, no intuito de preservar o seu direito de criação e qualidade do produto, evitando assim "os piratas" que tem por finalidade primeira a obtenção indiscriminada do lucro, esquecendo-se de sua qualidade, outros ainda, geram na maioria das vezes medidas paliativas visando a obtenção indiscriminada do enriquecimento e não a saúde e bem-estar humanos, tornando-nos escravizados pelos mesmos.

Vejamos logo abaixo as debilidades, desarmonias ou disfunções orgânicas que o Rapé 7 Ervas nos serve como grande auxiliar, não só pelos seus princípios fitoterápicos e aromaterápicos, mas pelas diversas experiências pessoais que tantos já obtiveram.
O Rapé 7 Ervas ou Pout-pourri Fitoaromático auxilia-nos em geral em alguns casos que envolvam problemas do trato respiratório e subseqüentemente em outros diversos. Mas, em primeira instância, o Rapé é bastante eficaz e grande auxilar no combate a problemas de sinusite, rinite e como expectorante pulmonar (secreção/catarro), entre outros, tais como: inflamação de garganta; resfriados; gripes; sinusites; congestão nasal; rinites; age como expectorante (catarros crônicos); aquece, estimula e tonifica o organismo; energizante; em alguns casos, um auxiliar diurético; bom para estados depressivos e apatia; ajuda a melhorar o estresse físico e a exaustão mental; pode melhorar a auto-estima, coragem e autoconfiança; em alguns casos pode melhorar insônia, em outros, pode provocar a diminuição das horas dormidas; ajuda a transformar as “energias intrusas negativas” em potenciais criativos, força e vontade consciente; ajuda a afastar negatividade e a revitalizar a aura; ajuda a desfazer e eliminar gases estomacais e intestinais (flatulência); auxilia na digestão; ajuda a acelerar o metabolismo orgânico; ajuda nos casos de anorexia (doença gerada pela falta de apetite que já matou vários); ajuda a regularizar funções intestinais; suave afrodisíaco; ajuda como um antiséptico natural; ajuda o sistema linfático; pode melhorar enjôos e vômitos; poderá auxiliá-lo em problemas urinários e renais; quase um desinfetante natural; ajuda a transformar tristezas e mágoas em dinamismo e otimismo; ajuda nos casos de retenção de líquido; melhora mau hálito gerados por rinite e sinusite; pode auxiliar nos casos de roncos noturnos; ajuda a melhorar funções digestivas e excretoras; auxilia em casos de frigidez e impotência; ajuda a estimular a mente e a memória; ajuda ao bom funcionamento dos nervos e cérebro; muito bom para fumantes (tabagismo) pois ajuda a limpar os pulmões ao eliminar placas de catarro já há muito retidas nos brônquios pulmonares.
.
Envie-nos sua opinião e experiência pessoal. É de suma importância a participação de todos que fazem uso deste composto, não só para a devida atenção a algum caso específico, mas também com o intuito de reafirmar a atuação auxiliadora do Rapé nos casos descritos acima, sobretudo, nos casos em que ainda não catalogamos sua atuação enquanto um agente beneficente e "auxiliar reconstituidor", como os já descritos acima.
.
MODO DE USAR

O uso recomendado, para que se possa obter uma melhoria e fortalecimento das funções indicadas, em geral, é de 1 vez ao dia, no período de 21 (vinte e um) dias corridos, com intervalo de 7 (sete) dias seguidos, ou seja, retornar no vigésimo nono dia, respeitando sempre a parada de sete dias corridos após uso contínuo dos vinte e um, pois dessa maneira evitaremos a adaptação do organismo ante o princípio ativo do produto, tornado-o pouco eficiente. Seu uso também poderá ser intercalado (dia sim, outro não), a critério pessoal ou conforme necessidade do momento. Nos casos crônicos ou de intensa crise que requerem uma urgência e tratamento intensivo da debilidade, recomenda-se o uso de 2 a 3 vezes ao dia. Porém nesse caso, não fazer uso em tempo maior que sete dias, já que uma vez ao dia já será o suficiente para que a pessoa obtenha todos os benefícios do produto. Indicado na parte da manhã, após o desjejum (café da manhã) ou para quem preferir, antes de deitar-se para dormir, pois, é de suma importância a verificação do efeito do produto, se o mesmo lhe proporcionar mais energia e vitalidade (Yang) ou se lhe proporciona mais relaxamento e tranqüilidade (Yin). A sua dosagem inalada é ínfima para cada narina. Apenas uma pequena pitada já será suficiente. A quantidade também varia de acordo com a capacidade de suportar os seus primeiros e imediatos efeitos.

DOS EFEITOS

Na verdade, cada organismo é um universo e natureza distinta que tende a reagir de forma particularizada, mas temos percebido um padrão que normalmente se segue a todos. Sendo assim, vejamos: leve sensação de tonteira nos primeiros segundos ou até minutos, nos primeiros dias da aplicação; suave ardência e sensação de frescor nas narinas proveniente do princípio ativo e finalidade do produto; poderá produzir alguns espirros, nos primeiros segundos logo após a inalação, mas em poucos dias de uso essa sensação provavelmente desaparecerá; necessidade de logo após o uso, assoar o nariz e colocar toda secreção e catarros para fora (é bom mesmo que o faça); caso haja a incidência da ingestão do produto no momento da utilização, não se preocupe, não haverá nenhum problema, somente o paladar que poderá não agradar muito.
.
RECOMENDAÇÕES

Como já explicitamente citado acima, o Rapé 7 Ervas não se propõe a ser um medicamento e nem substituto dos mesmos. A utilização de produtos naturais é de uso e responsabilidade exclusiva de quem aprecia esta forma de auxílio à saúde humana. Temos a responsabilidade e preocupação de contra-indicar o uso do produto em menores de 18 anos, gestantes e lactantes, pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares, pressão alta, bem como, pessoas com quadros em que apresente epilepsia ou qualquer outro que comprometa as funções neuropsíquicas.
.
SOMENTE A QUEM DESEJAR: pouco tempo após o fechamento da fórmula (pot pourri) recebi intuitivamente uma consagração no momento em que fui utilizar o rapé e que até hoje sempre a utilizo antes de aspirar o produto. Recomendo e deixo aqui para somente aqueles que desejam utilizá-lo não só pelas suas propriedades terapêuticas por assim dizer, mas também aqueles que queiram potencializar com vibrações positivas pessoais e ou do Universo. Eis a imantação: "Pela chama Divina que habita em meu ser e com a luz destas ervas sagradas, minha autocura é despertada."

*na língua Patxôhã da etnia indígena Pataxó - BA - Brasil.

Ahow... Boa caminhada a todos!Saudações Xamânicas!

Hugo Acauã
Comunidade do Rapé 7 Ervas no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=43329736